Você já ouviu falar em Cinomose?

Deixe um comentário

Cinomose

Essa doença altamente contagiosa acomete principalmente cães jovens e pode ser muito grave. Conheça seus principais sintomas!

A Cinomose é uma doença viral que acomete cães e gatos no mundo todo e se manifesta de duas formas: a primeira, mais rara e conhecida como “sobreaguda”, é caracterizada por febre repentina e morte súbita, que costuma acontecer em 2 ou 3 dias.

A outra forma da doença, denominada aguda, se manifesta com febre, prostração (inatividade), falta de apetite, nariz e olhos com secreções amareladas, podendo levar, ainda, à rinite, conjuntivite, bronquite e pneumonia, seguidas de diarreias e vômitos. Quando o sistema nervoso do cão é por fim atingido, surgem as alterações de comportamento, convulsões, paralisia dos membros posteriores e tremores.

Alguns cães conseguem desenvolver uma resposta imunológica a tempo, se recuperando rapidamente da doença, no entanto, para outros, como animais idosos, a doença pode ser fatal ou deixar sequelas.

A medida de prevenção mais efetiva para a Cinomose é, sem dúvida nenhuma, a vacinação. As vacinas V8 ou V9 devem ser aplicadas em 3 ou 4 doses nos filhotes, sendo a primeira dose aos 45 dias de vida, aproximadamente. A vacinação é muito importante não só para o pet vacinado, mas também para o controle da doença na população animal e para a diminuição do contágio.

Faça sua parte como tutor responsável: esteja sempre com a vacinação em dia!

Conheça nossos produtos

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*