Adestramento de cães: saiba como melhorar o comportamento deles

Quando se fala em adestramento, qual a primeira coisa que vem à sua mente? É muito provável que sejam algumas palavras de comando como “senta” ou “fica”, mas mais do que exercícios para ensinar truques ao seu cão, o adestramento de cães visa, principalmente, a educação do pet.
De forma geral, os tutores procuram educar cães em relação aos hábitos de higiene, regularidade e horários de alimentação, questões simples de obediência e socialização.
Para isso, é comum procurarem um profissional com conhecimento técnico sobre o comportamento dos cães. Mas saiba que, com um pouco mais de esforço, é possível que você mesmo faça o adestramento do seu cãozinho.
Mas por onde começar a adestrar cachorro?
Primeiramente, é importante saber que o ideal é adestrar o pet enquanto ele ainda é um filhote, pois é nessa fase que ocorre a construção dos hábitos do animal, mas isso não significa que o adestramento não seja eficaz em cães adultos.
O que fará total diferença será seguir os reforços positivos e negativos de acordo com cada comportamento dos cães, ou seja, se seu cãozinho aprontou alguma coisa, é importante se atentar ao ato e identificar se foi feito por diversão ou para chamar sua atenção.
Caso seu cão tenha cometido o erro por diversão, repreenda-o na hora. Isso acabará com a brincadeira e ele irá associar o que fez à uma bronca. Caso o ato tenha acontecido para chamar atenção, faça o oposto. Fique em silêncio e coloque-o por alguns minutos em isolamento para que ele identifique o que fez como algo negativo.
Dicas de adestramento:
1. O cão não entende o que você está dizendo, mas como está dizendo. Palavras de ordem em tons agradáveis devem ser usadas para os acertos e em tons rígidos para os erros;
2. Na hora de treinar cachorro, jamais o agrida. Bater em um jornal enrolado no chão ou chacoalhar uma latinha com moedas ajuda o animal a perceber que está fazendo algo errado;
3. Durante os passeios na rua, segure a guia com ambas as mãos, deixando-a curta, e mantenha o cão do seu lado esquerdo, ficando sempre à frente dele para indicar o caminho e determinar a velocidade. Toda vez que ele te apressar, diminua o passo, puxe-o mais próximo e dia “não”. Faça carinho assim que ele obedecer;
4. Para latir menos, é importante que seu cão faça atividades que consumam a energia dele, como passeios e brincadeiras;
5. Para que ele pare de pular nas pessoas, é importante ignorar o comportamento, virar as costas para o cão e pedir para que o alvo faça o mesmo. Com o tempo, ele perceberá que toda vez que pular em alguém, não receberá a atenção que espera;
6. Para adestrar cachorro, é importante oferecer uma recompensa sempre que ele obedecer ao comando. Poder ser carinho, um brinquedo, ou até mesmo a ração para cães como um mimo!
Gostou das dicas de adestramento? Além de seguir todas elas para melhorar o comportamento dos cães, é importante que você seja firme nas decisões e cumpra com as regras impostas na hora de treinar cachorro.
Resultados do adestramento de cães
Um cão adestrado terá um comportamento completamente diferente de um pet que não passou pelo processo de adestramento. Ele obedecerá os comando por amor e, principalmente, por reconhecer a liderança do tutor. Assim, a relação entre você e seu pet ficará ainda mais saudável!