Doenças que causam a cegueira em cães

Os sintomas de cegueira em cães costumam acontecer com mais frequência em cachorros idosos, sendo que, muitas vezes, os problemas nos olhos é o primeiro sinal de envelhecimento do animal. Mas é importante lembrar que existem diversas doenças que atingem os olhos do cão e podem causar a perda da visão em qualquer fase da vida do seu companheiro. Por isso, esteja sempre atento a possíveis mudanças no comportamento do cachorro para poder buscar ajuda caso os primeiro sintomas apareçam.
Dificilmente a cegueira canina acontece subitamente, sendo mais comum que se dê de forma gradual, quando o cão passa a apresentar alguns sinais. O indício mais claro de que existe algo errado com o cão é a dificuldade para andar dentro da própria casa, que é um ambiente conhecido. O animal pode trombar em móveis, torna-se mais cuidadoso com certos movimentos e fica mais lento.
Além de prestar atenção no comportamento do cachorro, é fundamental que você sempre leve seu amigo para fazer acompanhamento com o médico veterinário, pois nem sempre é fácil detectar o problema. Vamos apresentar algumas doenças caninas que podem levar a cegueira em cães.
Glaucoma em cães
O glaucoma em cães é um problema de visão causado pelo aumento da pressão ocular do olho e causa muita dor. Caso este problema não seja tratado a tempo, ele pode levar à cegueira do animal. Os sintomas são: produção exagerada de lágrimas e coceira nos olhos. O tratamento tem como objetivo a diminuição da pressão intraocular e os resultados podem aparecer conforme o estágio do problema.
Descolamento de retina em cães
A retina é um revestimento que fica no globo ocular e o descolamento se dá quando esta estrutura se afasta do globo ocular. Este problema de visão pode acontecer em função de diversos fatores: genética; consequência de outras doenças, como a hipertensão; e também a exposição a algumas toxinas. Em alguns casos, acontece a cegueira permanente.