Glaucoma em cães: causas, sintomas e tratamento

O glaucoma em cães é um problema ocular que pode levar a sérias complicações e até a cegueira em cães, além disso, esta doença canina causa muito desconforto e dor ao animal. Para evitar que o seu companheiro sofra tanto com esse problema, é importante ficar atento para notar os primeiros sintomas.
O glaucoma em cães aparece quando ocorre um aumento da pressão ocular. Isto acontece, pois os fluídos do olho não conseguem circular ou serem drenados. Existem dois tipos de glaucoma em cães: o primário, que diz respeito à herança genética; e o secundário, que é quando acontece algum trauma por pancada forte. Neste último caso, o fluído não é drenado e então, é desenvolvido um quadro de glaucoma canino.
No caso do glaucoma primário, algumas raças caninas possuem predisposição ao desenvolvimento deste problema ocular, por isso, se o seu companheiro é de alguma destas raças: akitas, pugs, basset hounds, beagles, bullmastiffs, chow chows, dálmatas, dogue alemães, poodles, schnauzers, shar peis, shih tzus, huskies siberianos e cocker spaniels; tenha atenção redobrada e faça acompanhamento com um veterinário oftalmologista.
Sintomas do glaucoma em cães
Independente da causa do glaucoma canino, os sintomas são os mesmos. Por isso, fique atento se perceber que o seu cachorro está piscando muito, produzindo uma quantidade exagerada de lágrimas, coçando o olho e levando as patas aos olhos. Estes sintomas podem sinalizar que estão incomodados. Percebendo isso, leve seu companheiro ao veterinário para que ele faça uma investigação e, caso seja diagnosticado o glaucoma canino, tenha um tratamento prescrito.
Tratamento de glaucoma
O tratamento do glaucoma é prescrito de acordo com a causa do problema. O objetivo é a diminuição da pressão intraocular com o uso de medicamentos. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais rápida será a recuperação. Em casos muito avançados, o tratamento pode não dar os resultados esperados e levar à cegueira em cães.