Posso alimentar o cão adulto com ração para filhotes?

Ao escolher a melhor ração para cachorro adulto, é importante conhecer detalhadamente a composição do alimento e as necessidades do animal. A melhor forma de fazer isso é pesquisando e conversando com seu veterinário. Mas saiba que não é aconselhado alimentar o cão adulto com ração para filhote, justamente porque são fases diferentes de desenvolvimento e o organismo funciona de forma distinta.
Qual a forma mais adequada de alimentar meu animal de estimação?
Para alimentar seu animal de estimação de forma adequada, é importante que fique atento a tabelas nutricionais específicas para cada pet, levando em consideração a raça e o tamanho. Se preocupar com rações de qualidade que contenham os nutrientes necessários, dividi-las em três porções diárias ou mais, dependendo da idade, e assegurar que o animal tenha sempre água fresca disponível são cuidados básicos que você deve ter com seu pet.
Por que o cachorro adulto tem necessidades nutricionais diferentes das do filhote?
Como já destacamos, as necessidades nutricionais dos cães mudam conforme a fase da vida em que estão, por isso não é recomendado alimentar o cão adulto com ração para filhotes. Uma alimentação errada pode fazer com que o cachorro desenvolva deficiências nutricionais ou ganhe peso em excesso.
Em primeiro lugar, é necessário definir quando é que um cachorro se torna adulto. Cães de raças pequenas amadurecem entre 10 e 12 meses, enquanto cachorros de raças médias com 1 ano, animais de raças grandes com 1 ano e meio e molossos (gigantes) com 2 anos. A partir da idade adulta, as necessidades nutricionais dos cachorros mudam e não deve mais ser oferecida a ração para filhotes; mas apenas quem pode definir com certeza quando esse momento chega para cada animal é o médico-veterinário.
Como trocar a ração do seu cachorro?
É indicado fazer a troca da ração de maneira gradual, misturando aos poucos a ração de adultos com a de filhotes, até retirar completamente a ração antiga. Isso evita que o animal estranhe ou rejeite a nova ração.
O processo de troca pode acontecer durante cinco dias. Siga as orientações abaixo e, assim, você não terá problemas com a introdução da nova ração:
1º Dia: Misture 10% de Naturalis Adultos com 90% de Naturalis Filhotes.
2º Dia: Aumente a quantidade de Naturalis Adultos para 35%, sendo 65% de Naturalis Filhotes.
3º Dia: Use 55% de Naturalis Adultos para 45% de Naturalis Filhotes.
4º Dia: Coloque 75% de Naturalis Adultos com 25% de Naturalis Filhotes.
5º Dia: Coloque 90% de Naturalis Adultos com 10% de Naturalis Filhotes.
Nos próximos dias, seu companheiro já poderá se deliciar com um pote de ração só de Naturalis Adultos.
Por que o cachorro adulto não pode comer ração de filhote?
Filhotes têm a necessidade de ingerir mais proteínas e nutrientes do que os adultos, por isso alimentar o cachorro adulto com ração para filhotes pode fazer mal para a saúde dele. O excesso de nutrientes e calorias pode levar à obesidade canina e gerar várias outras doenças.
Os filhotes precisam de comida especial?
Os filhotes de cachorro precisam de comida especial devido à fase de crescimento, que deve ser muito bem desenvolvida. O corpinho de um filhote necessita de mais cálcio, proteínas e calorias do que um cão adulto. Devido a isso, é importante alimentar seu cãozinho com rações específicas direcionadas a essa fase. O equilíbrio entre o cálcio e o fósforo são fundamentais para sua dieta. Sugere-se uma alimentação com quantidades iguais desses nutrientes, podendo o cálcio ser ingerido em doses um pouco maiores para fortalecer os ossos.
Devo dar ração quantas vezes por dia?
Isso depende da idade do cachorro. Para filhotes, o ideal é fracionar a ração, alimentando-o 5 ou 6 vezes por dia. Já o cachorro adulto, pode ser alimentado duas vezes por dia.
Deixar a ração disponível o dia todo é uma grande tentação, mas deve ser evitada por vários motivos:
- Quando você controla o horário de alimentação do seu cachorro ele entende melhor quem é o líder e te respeita mais;
- Cachorros com ração disponível podem comer mais do que o necessário e têm maior probabilidade de ficarem obesos;
- Determinar o horário da alimentação ajuda a controlar os horários em que o cão defeca;
- Ração exposta o tempo todo atrai insetos e ratos para dentro da sua casa, e o contato direto com a luz solar ou umidade pode contaminar e estragar o produto.
Naturalis possui várias opções de rações para cães filhotes e adultos de todos os tamanhos. Escolha uma delas e leve mais saúde para o seu cãozinho.
Quanto come um filhote de cachorro?
Para saber qual a quantidade de ração ideal para filhote de cachorro basta seguir as orientações abaixo: