Qual a quantidade de ração ideal para meu cão?

Para uma vida saudável, os cães precisam também de uma alimentação saudável. Essa alimentação saudável só será possível se você oferecer a eles rações para cães, pois apenas elas possuem todos os ingredientes que suprirão as necessidades nutricionais do seu amigo.
Mas não basta simplesmente comprar a ração e oferecer a ele, a quantidade ideal de ração deve ser respeitada para que ele possa receber esses nutrientes na proporção exata de que precisa.
Muitas pessoas deixam ração à vontade para que seus cães comam sempre que sentirem necessidade, mas essa é uma atitude errônea, pois quando os cães têm comida à disposição, tendem a comer mais, o que pode deixá-los obesos.
A obesidade em cães é algo grave, que pode acarretar diversas doenças, então mantê-lo sempre em seu peso ideal é muito importante. A quantidade ideal de ração que você deve oferecer para seu cãozinho dependerá do seu peso, raça e nível de atividade física dele.
Mas, como já abordamos acima, o tipo de alimento que você oferece ao que se cão também influencia em sua qualidade de vida.
O que dar de comer para um filhote de cachorro?
Os alimentos que os cachorros filhotes podem comer são aqueles desenvolvidos especificamente para essa fase, pois a nutrição está diretamente associada ao bom desenvolvimento motor e cognitivo. Nunca se deve oferecer restos de comida, pois existem alguns alimentos que podem causar intoxicação alimentar no cão — chocolate, alho, cebola, e abacate, por exemplo, fazem parte dessa lista. Dê preferência para rações balanceadas e de qualidade.
Pode dar ração com leite para filhote de cachorro?
É importante saber que não pode dar leite de vaca para cachorro filhote e em nenhuma das fases de desenvolvimento do animal — pois pode causar diarreia, flatulência e outros problemas intestinais. A alimentação do cachorro filhote no início da vida deve ser feita apenas com o leite da cadela mãe e caso isso não seja possível, o recomendado é que o animal receba o substituto do leite materno.
Pode dar ração com leite para filhote de cachorro?
É normal que o cachorro filhote tenha dificuldade para comer a ração nos primeiros dias em que ela é oferecida e geralmente a solução encontrada é misturar a ração com leite. Mas, isso não é recomendado pois a maior parte dos cães são intolerantes à lactose, principalmente na fase filhote.
Para umedecer a ração, use o substituto do leite materno que é um alimento desenvolvido especificamente para cães, por exemplo, ou mesmo um pouco de água.
Por que cachorro não pode tomar leite?
A maior parte dos cães é intolerante à lactose, o açúcar presente no leite. Eles não produzem a quantidade necessária da enzima responsável pela digestão da lactose.
Qual a quantidade de ração para meu cão comer por dia?
Todas as embalagens de Naturalis possuem as orientações que você precisa para dosar a quantidade de ração ideal para seu cachorro. O importante é entender que existe uma ração específica para cada fase da vida do cão, por isso escolha a que melhor se adequar à necessidade do seu companheiro.
A seguir, daremos algumas dicas da quantidade ideal de ração para oferecer ao seu cão, mas o mais recomendável é que você visite um veterinário para que ele indique, com precisão, a quantidade que seu cão deve comer.
Quantidade de ração para cachorro filhote
Para dosar a quantidade certa de ração para cães filhotes, é preciso considerar suas necessidades nutricionais específicas. Tenha em mente que esses animais gastam muita energia por estarem em fase de crescimento. Os cachorro filhotes precisam de um alimento que ofereça nutrientes e energia suficientes para dar suporte ao desenvolvimento dos ossos e músculos.
Por isso o alimento deve ser rico em proteínas de qualidade, que favorecem o aproveitamento nutricional. Também é recomendado que a ração seja enriquecida com antioxidantes naturais, como a vitamina E, importante no combate aos radicais livres.
Mas, atenção, mais energia não quer dizer mais alimento. A quantidade de energia da ração para cães filhotes está associada ao teor energético presente em sua formulação, por isso não deixe de escolher uma ração específica para filhotes e siga as recomendações de quantidade que estão na embalagem.
Além da formulação do alimento, ao escolher a melhor ração para cães filhotes é fundamental considerar o tamanho da partícula, que deve ser adequada ao tamanho do animal para facilitar a mastigação.
Um cachorro filhote deve comer de 3 a 4 vezes por dia, sendo que a quantidade de ração diminui gradativamente ao longo de um ano. Um cão até 80 dias com peso entre 2,2 kg e 4,3 kg, pode comer entre 77 e 128 g/dia. A partir dos 80 dias de vida e até 6 meses de idade, essa quantidade fica entre 68 e 112 g/dia. Dos 180 dias até um ano, o cão come entre 58 e 96 g/dia.
Essas quantidades referem-se a um animal de pequeno porte, para ver quais as demais quantidades recomendadas, consulte a tabela abaixo ou use a calculadora de ração.
Qual a quantidade certa de ração para meu cachorro filhote?
Além da escolha de uma ração específica para filhotes, que possui teor energético adequado e enriquecimento com vitaminas, você deve saber o peso do cachorro. Como a quantidade de ração varia conforme o peso do animal, esteja sempre de olho, acompanhando o crescimento do seu cão.
Veja a proporção ideal para a ração Naturalis Filhote:
Uma xícara de chá contém aproximadamente 85 g.
Quando mudar a ração de filhote para adulto?
É normal que os tutores de primeira viagem tenham dúvidas sobre o momento certo para mudar a ração de filhotes para a de adulto. Afinal, conforme o animal cresce é necessário que a alimentação se adeque às suas novas necessidades nutricionais.
O ideal é que essa transição seja orientada pelo veterinário que acompanha seu animal de estimação, mas se for geral, assume-se que a idade adulta começa a partir dos 12 meses de vida em cães de portes pequeno e médio.
Já os cachorros de raças grandes e gigantes, são considerados adultos após os 18 meses, sendo que alguns atingem essa meta apenas depois dessa idade.
Conhecer as etapas e ritmo de crescimento do cachorro é fundamental para não errar na hora de escolher a melhor ração e a quantidade certa.
Pode dar ração de cachorro filhote para cachorro adulto?
A alimentação do cachorro deve acompanhar seu desenvolvimento, pois em cada fase da vida, o animal tem uma necessidade nutricional específica. Por isso, não é indicado que os cães filhotes consumam a ração para adultos. Os filhotes devem receber uma ração com maior quantidade de proteínas e vitaminas exigidas pela fase.
Quantidade de ração para cachorro adulto
Para dosar a quantidade de ração para o cachorro adulto, deve-se considerar que o animal encerrou seu período de crescimento, por isso é recomendado que o teor energético seja reduzido. Assim como em cães filhotes, é importante acompanhar o peso do cachorro para determinar a quantidade de ração.
Também recomenda-se considerar o porte do cão, pois isso influencia diretamente em seu ritmo metabólico. Veja as proporções recomendadas para Naturalis Frango, Peru & Frutas - Raças Pequenas:
Uma xícara de chá contém aproximadamente 85 g.
Veja as proporções recomendadas para Naturalis Frango, Peru & Frutas - Raças Médias e Grandes:
Uma xícara de chá contém aproximadamente 85 g.
Calculadora para quantidade de ração
Para ajudar você a acertar na quantidade de ração para seu cachorro, criamos uma calculadora. Essa ferramenta é bem simples de ser usada — basta preencher com os dados do cão e informar qual Naturalis você oferece para ele.
Daremos a quantidade exata de ração indicada. Mas é importante lembrar que essa porção se refere ao necessário para a alimentação durante todo o dia, então você deverá dividi-la pela quantidade de vezes que o cão costuma comer.
Clique aqui para usar a calculadora!
Qual a ração mais saudável para meu cão?
Não adianta apenas comprar qualquer ração para cães e dar a quantidade certa para seu amigo. Antes disso, você deve escolher a ração mais saudável para ele. Naturalis é a ração mais indicada para cães, pois, além de conter todos os nutrientes necessários para manter seu cão saudável, é uma ração natural, livre de qualquer tipo de artificialidade, como corantes e conservantes artificiais.
Naturalis pode ser encontrada em versões com frutas e com vegetais, ambas são fortes fontes de vitaminas para seu cãozinho. Além disso, proporcionam mais energia para ele, pois contêm 23% de proteína, o que torna a ração Naturalis o alimento ideal para cães que possuem nível alto de atividade. E, para ser ainda mais completa, Naturalis possui em sua composição ingredientes integrais, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.