Saiba como lidar com um cachorro ansioso

É comum que os cães sejam agitados, principalmente quando filhotes, pois querem atenção, gostam de brincar e ganhar carinhos. Mas, existem alguns casos em que esta agitação extrapola o que é considerado normal e o animal é diagnosticado como um cachorro ansioso ou um cachorro hiperativo.
O comportamento canino deve ser observado para que você note quando algo está fora do normal. Quando falamos em cachorro hiperativo, é comum que se associe a uma convivência conturbada com você e sua família pelo comportamento exagerado e, muitas vezes, incômodo do cão. Além disso, os próprios animais são prejudicados com este estado emocional.
Uma das questões que fazem com que o animal chegue a níveis extremos de ansiedade é o tédio. Eles não podem ficar o dia inteiro sozinhos, o cão precisa de passeios para gastar energias, brincadeiras com o tutor e é essencial que tenham à disposição um espaço que atenda às suas necessidades.
O cachorro agitado, sem atividades e companhia, irá fazer de tudo para ter sua atenção e para isso pode até mesmo desenvolver um comportamento indesejado e machucar o tutor. Com isso, as pessoas podem se afastar dos cães e então o quadro de ansiedade só piora.
Para cuidar deste cachorro ansioso, você precisa investir em mais tempo com ele e em diferentes formas de distraí-los. Os brinquedos para cães podem ajudar muito enquanto você não estiver em casa ou mesmo para incrementar suas brincadeiras com ele.
Tenha um comportamento calmo durante os momentos com seu companheiro. Ele precisa entender que não tem que latir ou ficar agitado para ter sua atenção. A fala calma, em tom baixo e carinhos são ótimo aliados para fazer seu amigo relaxar. Mas, não faça isso enquanto ele estiver agitado, pois ele entenderá que está sendo recompensado, o certo é se aproximar quando ele está mais tranquilo.
Lembre-se sempre que o seu amigo precisa de atenção e cuidados em qualquer situação. Eles são companheiros fiéis e merecem o melhor de você!