Vacinas para cachorro filhote

Se acabou de chegar um filhote na sua casa e você tem dúvidas sobre os cuidados com o cachorro, principalmente sobre quais as vacinas para cachorro filhote que devem ser administradas, preste atenção às nossas dicas! As primeiras vacinas da vida do animal são importantíssimas para a saúde canina e devem ser aplicadas no período certo.
Os primeiros anticorpos que protegem os filhotes de cães são os contidos no leite materno, logo após as primeiras semanas, esta proteção vai diminuindo e o animal irá precisar de um reforço a mais para se manter longe de certas doenças caninas infecciosas. Neste caso, as vacinas para cachorro desempenham um papel importantíssimo.
Mas, se você está procurando um calendário de vacinação padrão, saiba que em alguns casos, as vacinas recomendadas podem mudar de região para região. Por isso, vale consultar um veterinário para ter orientações específicas e deixar seu filhote protegido e saudável. Existem algumas recomendações gerais e vamos nos basear nelas para as seguintes indicações.
As vacinas para cachorro filhote só podem ser dadas após 45 dias de vida do animal, pois como já comentamos, o filhote está protegido pelos anticorpos passados por meio da amamentação e na própria cria. Caso a vacina seja aplicada antes deste período, sua função protetora pode ser inativada por estes mesmos anticorpos.
Depois destes 45 dias, as vacinas para filhote recomendadas são três doses de vacina múltipla. Estas doses devem ser aplicadas com intervalos de 21 dias, sendo assim, as aplicações acontecerão quando o filhote estiver no 45º, 66º e 87º dia de vida. Esta vacina chamada de múltipla pode ser de dois tipos: V8 ou V10. No caso, o V significa vacina, e o número é o indicativo da quantidade de doenças que são evitadas pela vacina.
O tipo de vacina para cachorro filhote é determinado pelo médico veterinário, e em qualquer um dos tipos de vacina, seu companheiro estará protegido de sete doenças caninas:
- Cinomose;
- Hepatite Infecciosa Canina;
- Adenovirose;
- Coronavirose;
- Parainfluenza Canina;
- Parvovirose;
- Leptospirose canina.
No 129º dia de vida, o filhote deve receber a vacina antirrábica, que protege o animal contra raiva. Vale destacar que tanto a V8, V10 ou V11 e a antirrábica devem ser reaplicadas todos os anos, por isso é importante ter sempre atenção para manter a carteirinha de vacinação em dia.