Vai viajar de avião com cachorro? Conheça todos os procedimentos.

Na hora de viajar de avião com seu cachorrinho, o primeiro passo é entrar em contato com a companhia aérea para obter informações sobre as exigências que ela faz. A maior parte das empresas não leva cães braquicefálicos, aqueles com focinho curto como lhasa apso, pug e buldogue, por exemplo, pois eles têm maior dificuldade de respiração. As taxas de transporte também são diferentes para cada companhia.
Além das exigências de cada empresa aérea, para viagens nacionais é necessário apresentar a carteira de vacinação com todas as doses em dia, atestado de saúde emitido pelo médico veterinário e o cão deve estar livre de parasitas como pulgas e carrapatos.
Para viagens internacionais é preciso procurar o Ministério da Agricultura de posse desses documentos para que seja emitido o Certificado Zoosanitário Internacional e depois buscar o consulado do país de destino para conhecer as exigências específicas. Alguns países exigem a implantação de um microchip para a localização do animal, outros somente liberam a entrada do cachorro com a apresentação de exame de sorologia de raiva e há ainda aqueles em que o cão deve permanecer em quarentena no aeroporto, o período de quarentena varia conforme o país.
Dicas para a viagem
- Antes da viagem, deixe o animal em algum lugar tranquilo, sem estresse e não o alimente em excesso, para evitar enjoos e vômitos durante a viagem;
- A caixa de transporte deve ter altura suficiente para o animal ficar em pé e dar uma volta completa;
- Coloque algum brinquedo na caixa para ele se distrair na viagem;
- Se ele for viajar no compartimento de carga coloque algo com o seu cheiro junto com ele. Pode ser uma peça de roupa ou algum paninho a que ele esteja acostumado;
- Se o voo tiver escalas, deixe o animal caminhar para relaxar e se exercitar um pouco;
- Não é aconselhável viajar com fêmeas gestantes, pois elas podem se assustar com toda a agitação;
- Filhotes e cães idosos precisam de cuidados especiais, por isso o ideal é somente levá-los em último caso.
Sempre que for viajar com seu cachorro tome o cuidado de levar os pertences dele(caminha, paninhos, brinquedos) para que ele não sinta tanto a mudança de ambiente. Leve também a ração para cães a que ele está habituado para não correr o risco de não encontrá-la no seu local de destino.