Você sabia que cortar rabo de cachorro é errado?

É comum vermos cachorro sem rabo, mas a finalidade deste corte ainda é um mistério para muitas pessoas. Se isso é certo ou errado também é uma dúvida e levanta diversos questionamentos. Vamos esclarecer todos estes pontos e para começar, é importante destacar que cortar rabo de cachorro é errado e proibido no Brasil. Não deixe que façam isso com seu companheiro.
O corte de rabo do cão ou caudectomia, como ficou conhecido, tem finalidade apenas estética. Este procedimento era feito na antiguidade em cães de caça para evitar ferimentos em batalhas, e o mesmo era feito com as orelhas (conchectomia). A ideia era diminuir a área de atrito que pudesse sofrer traumas e ter sangramentos. Outros relatos dizem que a retirada da cauda prevenia a raiva.
Diferente desta época, hoje os cães são nossos companheiros e não tem porque serem submetidos a tamanha brutalidade apenas por uma questão estética. A caudectomia em cães é vista como mutilação e crime ambiental desde 2013. Os veterinários que fizerem a cirurgia de retirada da cauda, podem ter o registro suspenso pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
O rabo de cachorro é uma das partes mais sensíveis do corpo do animal, sendo uma extensão da coluna vertebral que é formada por pequenas vértebras e terminações nervosas. A cauda do cão é importante para o seu equilíbrio e quando cortada, ele perde uma parte do seu senso gravitacional.
Além da questão do equilíbrio, o cachorro sem rabo tem problemas para se expressar, já que a cauda é importante para a comunicação do cão com outros animais e com você. Já notou como o seu companheiro balança o rabo quando está feliz ou abaixa quando está triste?
Cortar rabo de cachorro apenas é permitido no caso de doenças caninas ou traumas irreversíveis que ofereçam riscos ao animal.